Com o afastamento do médico José Gomes da Silva do exercício permanente da medicina na região de Itapoaranga. Pôr conta de sua eleição para a Câmara Federal. Um nome começou a surgir no cenário médico e político do Vale do Piancó: Balduíno Minervino de Carvalho.
Formado pela Faculdade de Medicina do Recife, em 22 de dezembro de 1934, com especialidade em clínica médica e obstrétícia. Em 1932, ainda estudando medicina, alistou-se como voluntário na Revolução Constitucionalista de São Paulo, sob o comando de Bertoldo Klinger e Agildo Barata. Natural do então distrito de Olho D'Água, município de Piancó, mas radicado em Itaporanga Balduíno de Carvalho via a cada dia crescer o seu prestígio, notadamente entre as pessoas mais carentes, graças a medicina gratuita que praticava. O que se estendeu por quase 50 anos.
Com a queda da ditadura Vargas e, consequentemente, a redemocratização do País, decidiu ingressar na política e foi eleito Deputado Constituinte à Assembléia Legislativa da Paraíba, cargo que assumiu até 1947, e como parlamentar parmeneceu até 1970 sempre seguindo a orientação política dos irmãos Janduy e Ruy Carneiro.
O deputado Balduíno Minervino de Carvalho foi ainda o responsável pela emancipação política dos distritos de Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, São José de Caiana e Pedra Branca (pertencentes à cidade de Itaporanga). Na casa em que morou, na praça que leva o seu nome, existe um pequene museu com objetos relacionados com a medicina e sua atuação política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário