sábado, 15 de março de 2008

Praxedes da Silva Pitanga: advogado, promotor de justiça, prefeito, deputado estadual e federal.

Nascido em 02 de março de 1896 e mesmo chegando a escola somente aos oito anos, Praxedes da Silva Pitanga já sabia ler, escrever e contar, tanto é que em 1910, adquiriu noções de francês, português, história e aritimética. O que lhe serviu, seis anos depois, a ingressar no Liceu Paraibano, em João Pessoa. Ainda criança demonstrou um extraordinário tino comercial, tanto que antes dos dez anos de idade já negociava com miudezas nas feiras de Itaporanga, Boa Ventura e São Paulo (hoje Diamante).
Entre 1913 e 1914 manteve em funcionamento uma grande casa comercial, no centro da cidade, especializada em miudezas, chapéus, ferragens e estivas. Em 1915, no entanto, teve que liquidar o seu comércio. A seca daquele ano o levou a falência. Até algumas cabeças de gado que possuía teve que vender para pagar aos seus credores de Recife, onde adquiria as mercadorias que vendia. Em 1918 foi aprovado no vestibular da Facldade de Direito do Recife, onde matriculou-se, mas não pode frequentá-la pôr questões de ordem pessoal e política. É que as autoridades estaduais moviam uma severa campanha contra membros da família Genipapo e muitos deles tiveram que ir embora, passando a residir no Ceará e no Rio Grande do Norte. Pitanga, no entanto, ficou na Paraíba denunciando seus adversários pôr todos os meios possíveis.
Com a chegada de João Pessoa ao Palácio da Redenção pode, finalmente, na companhia de José Gomes da Silva, assumir o comando político do velho município. A esta altura já era bacharel em Direito e uma pessoa bastante conhecida nos meios jurídicos e intelectuais da capital. Devido ter lutado contra os perrepista, no levante de Princesa Isabel, Praxedes Pitanga foi nomeado representante do Ministério Público na comissão que apurou o levante dos comandados de José Pereira. De Princesa foi para Alagoa Grande como promotor de justiça e dali para Itabaiana. Em 1934, já rompido com José Gomes, foi nomeado pôr Argerimo de Figueiredo para o cargo de Delegado de Ordem Política e Social. Em 1937, foi nomeado prefeito de Antenor Navarro (hoje São João do Rio do Peixe). Onde foi surpreendido pelo surgimento do Estado Novo. Argemiro de Figueiredo passou de Governador a Interventor e, em 08 de dezembro, nomeou Praxedes Pitanga prefeito de Itaporanga, onde permaneceu até 1940, quando Argemiro foi substitído por Ruy Carneiro na interventoria do Estado.
Em 1946 Pitanga conseguiu se eleger Deputado Estadual, com votação consagradora. Em 1950 foi candidato a Deputado Federal mas ficou numa suplência, quando desligou-se da UDN e passou para o PTB de Epitacinho Pessoa. Após, foi candidato à prefeito de Itaporanga, tendo como vice Sebastião Rodrigues de Oliveira, e venceu a eleição, derrotando Osmar Mangueira e Chagas Soares. Como prefeito foi o responsável, entre tantos, pelo novo trajeto urbano da cidade projetadas no rumo oeste, antes as ruas da velha Misericórdia eram todas no sentido norte-sul. Para estimular essa idéia, mandou construir sua enorme casa, onde hoje situa-se o Caps.
Praxedes Pitanga renunciou ao cargo de prefeito para ser candidato a Deputado Federal mas, novamente, não obteve êxito. Porém, Argemiro de Figueiredo que fora eleito Senador e Deputado Federal decidiu-se pelo Senado e Pitanga, assim, pode ira para o Congresso Nacional, ficando de 1955 até 1958. Participou, votando contra, da votação pelo impedimento de Café Filho e Carlos Luz. Em 1962, tentou voltar à Câmara Federal mas ficou numa suplência ao lado de Raimundo Asfora. Depois deste insucesso resolveu abandonar a política, a partir de 1967. Retornando à condição de Promotor de Justiça Praxedes Pitanga atuou em Itaporanga, depois em Campina Grande e João Pessoa. Aposentou-se com as honras de Desembargador.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola me chamo Elaine, e meu pai foi sobrinho deste Dileto senhor Dr Pitanga,logo, meu tio avó. Gostaria de saber se alguém tem alguma noticia sobre a familia deste senhor, pois gostaria de fazer contato, sou de Brasília e adoraria conhecer essa outra parte da minha familia.
obrigada
Elaine Freitas dos Santos
qualquer informação passem para meu e-mail: elainefsantos@yahoo.com.br